Envelhecer não é nenhum pecado  — pelo contrário, é algo natural da vida humana. Porém, o envelhecimento precoce é o processo em que aparentamos estar mais velhos do que realmente somos, por uma série de razões, que podem ser comportamentais, ambientais e até mesmo genéticas.

No artigo de hoje, selecionamos os 8 hábitos mais nocivos que contribuem para o envelhecimento precoce, e vamos mostrar o que você pode fazer para fugir de cada um deles. Confira!

Fumar

O tabagismo é um dos hábitos mais nocivos à saúde humana. Além dos danos causados aos pulmões e vias aéreas (sendo o câncer o mais grave deles), o hábito de fumar provoca pequenas rugas e linhas de expressão em torno dos olhos e da boca, agride os dentes e favorece a impressão de envelhecimento precoce.

Os fumantes, em geral, apresentam esses sinais antes de pessoas não fumantes! Se você tem o hábito de fumar, largar o cigarro significa não apenas estender a sua expectativa de vida, mas também retardar seu envelhecimento.

Se você convive com alguém que fuma e está constantemente exposto à fumaça de cigarros, é importante tentar reduzir essa exposição. As substâncias químicas presentes na fumaça fazem mal não apenas para o seu organismo, mas agridem a sua pele e podem provocar envelhecimento precoce também.

Tomar muito sol

O conjunto tomar muito sol + não usar protetor solar é uma verdadeira bomba de envelhecimento precoce. O sol em excesso desidrata a pele e faz surgir manchas. Por estar constantemente descoberto, o rosto está em maior contato com os raios solares e, portanto, está mais suscetível à manchas.

O uso do protetor solar é obrigatório para quem quer evitar o envelhecimento precoce, principalmente porque tomar muito sol, além dos danos estéticos, pode resultar em câncer de pele!

Entretanto, é importante tomar todos os dias alguns minutos de sol sem protetor solar, para que a pele absorva a vitamina D, que é fundamental para a saúde dos ossos e do sistema imunológico. É recomendado se expor ao sol da manha por no máximo 15 minutos sem proteção, a exposição por  mais tempo pode provocar danos à pele.

Ser sedentário

A prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea, nos ajuda a respirar melhor e libera substâncias no nosso organismo que são responsáveis por deixar a pele mais bonita, com aspecto saudável.

Além disso, exercitar-se melhora o humor, a vitalidade e a nossa resistência a doenças. É um pacote completo contra o envelhecimento precoce! Você pode fazer caminhadas, correr, fazer musculação ou qualquer outra atividade, o importante é estar em movimento!

Comer mal

Nós somos o que comemos! Uma alimentação balanceada é receita certa para pele bonita e bem cuidada. Alimentos muito gordurosos causam espinhas, flacidez e oleosidade na pele.

Para uma pele saudável, invista em alimentos ricos em antioxidantes, como:

  • Alho, que tem propriedades anti-inflamatórias para o organismo;
  • Vitamina C, presente nas frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina;
  • Vitamina E, presente no azeite de oliva, em amêndoas, no mamão papaia, por exemplo.

Uma dieta rica em nutrientes, legumes, verduras e quantidades adequadas de carboidratos e proteínas vão resultar em um organismo saudável, que será refletido em uma pele com viço, aspecto jovial e longe do envelhecimento precoce.

Dormir pouco

A falta de sono provoca efeitos internos e externos em nosso corpo. Internamente, é durante a fase mais profunda do sono que o nosso cérebro secreta hormônios como o do crescimento, permitindo a renovação das células e tecidos, inclusive da pele. Ou seja, dormir mal impede que o nosso organismo nos rejuvenesça.

Externamente, noites mal dormidas ocasionam o aparecimento de olheiras e inchaço no rosto, piorando a textura da pele e favorecendo o envelhecimento precoce.

O recomendado é dormir pelo menos 8 horas por noite, para garantir descanso suficiente e a reposição da energia do corpo.

Beber pouca água

A água é a melhor amiga da pele saudável e jovial. Além de ajudar a reduzir o inchaço, a água é essencial para o funcionamento dos nossos sistemas de absorção e excreção, que vão reter os nutrientes e expulsar as substâncias nocivas à nossa saúde.

Especialistas recomendam a ingestão de 2 litros de água por dia, que podem ser consumidos também na forma de frutas ou sucos naturais, como melancias, laranjas e maçãs – que são ricas em água.

Além de beber bastante água, para manter a hidratação é importante evitar banhos muito quentes, que desidratam, ressecam e agridem a pele.

Viver estressado

O estresse libera cortisol, um hormônio que causa envelhecimento e atrapalha o equilíbrio do nosso organismo. Assim, viver estressado não apenas é ruim para a nossa mente, mas comprovadamente nos deixa suscetíveis a doenças e causa envelhecimento precoce.

Procure balancear as responsabilidades com a família e o trabalho com momentos de lazer e descanso, para que o estresse não seja dominante na rotina.

Não cuidar de si

Uma das maiores causas do envelhecimento precoce é a falta de cuidados pessoais. Recomenda-se:

  • Uso de hidratantes específicos para o seu tipo de pele, para o rosto e corpo;
  • Retirar a maquiagem antes de dormir;
  • Usar produtos de boa qualidade (xampus, sabonetes, cremes, maquiagens);
  • Cuidar da pele do rosto com limpezas e esfoliações.

Esses cuidados podem parecer fúteis à primeira vista. Porém, é importante lembrar que eles não apenas são benéficos para a saúde da pele, como também são momentos de relaxamento e descanso.

A autoestima está intrinsecamente relacionada à nossa qualidade de vida, e esses cuidados pessoais podem ajudar a retardar o envelhecimento, uma vez que contribuem para a saúde da nossa pele e a nossa relação com nossos corpos.

Uma vida feliz, leve e saudável, livre de estresse constante e com um tempo dedicado a cuidar de si todos os dias é a receita ideal para não sofrer com o envelhecimento precoce!

Se você tem algum desses hábitos, esperamos que tenha aprendido um pouco sobre os perigos de cada um deles no nosso artigo!

Você pode conhecer mais sobre a BS Pharma e ficar por dentro das nossas novidades pelas redes sociais! Siga a BS Pharma no Facebook, Twitter, Instagram e Google+.

EB1702_CTA_BLOG

Categorias: Longevidade

1 comentário

Você sabe dizer qual é a taxa ideal de colesterol? - BS Pharma · 7 de julho de 2017 às 10:43

[…] metabolismo e a quebra das moléculas de gorduras: os lipídeos. Além disso, é um antioxidante (combate o envelhecimento), é rica em vitamina C e melhora o sistema imunológico (a defesa do organismo), o cardiovascular […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *