Você sabia que a hipertensão arterial é a causa de 9,4 milhões de mortes, segundo levantamento realizado, em 2013, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a pressão arterial alta atinge 30% da população adulta chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Hipertensão – SBH.

E você? Sabe o que é pressão arterial ou conhece os cuidados necessários para controlá-la? Confira na dica de hoje! Vamos lá?

O que é pressão arterial?

Trata-se da pressão realizada pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos contra a parede das artérias com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Assim, quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será o seu valor. A pressão não tem um valor fixo, pois ele varia e depende de uma série de fatores, como se a pessoa está repousando ou está passando por uma situação estressante. O valor considerado normal para a pressão arterial é a famosa 12/8.

A pressão alta

Já é considerada alta a pressão 13,5/8,5 ou superior. Para ter o diagnóstico de hipertensão é preciso realizar a medição da pressão em situações diferentes, como em repouso, deitado, sentado, entre outros. E repetir a medição mais vezes antes de confirmar o diagnóstico. Somente um profissional da área médica poderá confirmar o diagnóstico. A pressão pode aumentar devido a diversos fatores, como: obesidade e consumo excessivo de sal.

Trata-se de uma doença crônica (mas controlável) que, se não tratada pode acarretar em doenças do coração, insuficiência renal, derrame cerebral, entre outras doenças.

A pressão baixa

A pressão 9/5 ou 9/6 e inferiores são consideradas baixas. Quem possui pressão baixa ou hipotensão pode sentir mal-estar, ter tonturas e desmaios.

Confira oito dicas para cuidar da pressão arterial:

1. Faça exercícios físicos regularmente

O sedentarismo e a obesidade podem ser portas de entrada para a pressão alta. O coração de quem possui sobrepeso tem mais dificuldade para bombear o sangue. Os exercícios físicos, de modo geral, ajudam a melhorar todo o sistema circulatório. Antes de começar uma nova atividade física, sobretudo quem sofre hipertensão, consulte um médico e faça uma avaliação de que tipo de atividade é mais recomendada para o seu perfil.

2. Não consuma sal em excesso

O consumo excessivo de sal pode facilitar e também agravar o quadro de hipertensão. Dê preferência às ervas e temperos naturais.

3. Melhore seus hábitos alimentares

Evite alimentos gordurosos ou enlatados, que são ricos em sódio. Dê preferência às frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes de corte magro.

4. Controle o estresse

Preocupações, ansiedade, nervosismo e estresse podem acabar elevando a sua pressão e ocasionando doenças do coração. Adote práticas de relaxamento em sua rotina.

5. Consuma ômega 3

Entre os benefícios, normalmente, associados ao consumo de ômega 3 está a diminuição da pressão sanguínea. Peixes como salmão e atum são alimentos ricos nesse ácido graxo. Você também poderá suplementar o consumo.  Existem boas opções no mercado como o Omegapure.

 

6. Não fume

O tabagismo é considerado um fator de risco para a pressão alta e outras doenças cardiovasculares.

7. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode agravar os problemas de pressão alta, portanto, é preciso moderação.

8. Faça checagens regularmente

Além de medir a pressão, no mínimo, uma vez por ano, em consultório médico, é preciso fazer avaliações periódicas para acompanhamento e orientação.

Cuidar da pressão arterial é cuidar da sua saúde. As dicas que trouxemos aqui são simples, mas trazem grandes benefícios, não apenas para a pressão, mas para o seu bem-estar e saúde do seu organismo.

Você tem alguma outra dica para cuidar da pressão arterial? Compartilhe conosco nos comentários!

 

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