Queimaduras, acne, machucados, cirurgias. Todos eles podem deixar cicatrizes na pele. Para que isso não ocorra, são necessários alguns cuidados específicos essenciais e simples. Confira, na dica de hoje, 10 cuidados específicos para evitar cicatrizes. Vamos lá?

1. Respeite o tempo de cicatrização

Um dos pontos-chave para evitar as cicatrizes é ter uma boa cicatrização. O tempo de cicatrização varia, se a lesão for pequena, leva alguns dias apenas. Já, no caso de cirurgias, pode levar meses de acordo com o procedimento. As lesões que forem mal cicatrizadas poderão deixar marcas definitivas na pele.

2. Use filtro solar e evite tomar sol

O filtro solar é um método preventivo para lesões na pele. Ele é um recurso essencial para termos uma pele saudável. Utilize-o diariamente, mesmo nos dias nublados. Durante o período de cicatrização, não é recomendável se expor ao sol. No caso de cirurgias, por exemplo, o recomendado é não pegar sol no local, enquanto a cicatriz não readquirir o tom normal de sua pele.

3. Cuide da sua alimentação

Uma alimentação equilibrada influencia no processo de cicatrização, por isso consuma, por exemplo, frutas e verduras ricas em vitamina C. Estes alimentos ajudam a aumentar a resistência às infecções e ajudam na recuperação e cicatrização da pele.

4. Não coce

A tentação e o desconforto podem ser grandes, mas não coce a área afetada. Assim, você agredirá a sua pele e poderá afetar a cicatriz e gerar outros problemas no seu processo de recuperação.

5. Não rompa as bolhas

No caso de queimaduras, pode haver a formação de bolhas. Não tente estourá-las ou cortar a pele, pois isso poderá acarretar o surgimento de lesões mais graves e gerar cicatrizes.

6. Não retire as casquinhas da pele

Durante o processo de cicatrização, poderão surgir casquinhas sobre o machucado. Elas fazem parte do processo de reconstrução da pele e não devem ser retiradas.

7. Cuide da sua pele

Uma boa hidratação ajuda a evitar ressecamentos, rachaduras e cicatrizes na pele. Além da aplicação rotineira de um bom hidratante, há opções específicas que estimulam a saúde da pele e ajudam na cicatrização de feridas. O Tegum, por exemplo, fornece vitaminas A e E, colágeno e óleos vegetais, que repõem os nutrientes essenciais da pele e restauram a sua estrutura.

8. Evite esforço físico na área afetada

Evite esforços físicos que gerem impacto na área da lesão. Esses esforços poderão fazer com que a cicatriz se abra ou se alargue.

9. Repouse

O repouso, o descanso e o sono de qualidade também ajudam no processo de cicatrização. Desenvolva uma rotina relaxante antes de ir para cama, isso poderá ajudá-lo a dormir melhor.

10. Tenha acompanhamento médico

Um médico poderá indicar os melhores tratamentos e acompanhar o progresso do seu processo de cicatrização. A prevenção é sempre o melhor caminho e um dermatologista poderá orientá-lo sobre práticas e tratamentos que favoreçam o seu processo de cicatrização.

Ter cuidados específicos auxilia não apenas no aspecto estético, mas também na sua saúde. Diversos fatores podem causar cicatrizes. Entretanto, com cuidados simples é possível evitá-las. Você conhece mais alguma dica para ajudar na cicatrização? Tem alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo!


3 comentários

paulo · 8 de janeiro de 2017 às 11:39

muito bom seu artigo

    Douglas Fabris · 9 de janeiro de 2017 às 10:05

    Oi Paulo, tudo bom?
    Obrigado pelo comentário e por acompanhar nosso Blog. Fique ligado nas próximas publicações! 😀

    Fernanda Sathler · 21 de março de 2017 às 18:15

    Oi Paulo, tudo bom?
    Obrigado pelo comentário e por acompanhar nosso Blog. Fique ligado nas próximas publicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *