Dentre as substâncias que são essenciais para a nossa saúde e encontradas nos alimentos, podemos destacar as Vitaminas. Elas são nutrientes não sintetizados pelo nosso organismo e necessárias em pequenas porções. As quantidades variam de acordo com alguns fatores, como a idade, sexo, condições físicas e hábitos.

As Vitaminas são classificadas de acordo com a as substâncias que as dissolvem: hidrossolúveis (se dissolvem em água) ou lipossolúveis (se dissolvem em óleo). Elas participam do processo de transformação de energia e atuam em diferentes sistemas ajudando nas respostas imunológicas.

O organismo humano não produz tudo que precisa para o seu correto funcionamento e, por isso, é importante manter os níveis de Vitaminas no corpo para garantir as funções corporais e evitar o desenvolvimento de doenças. Mas você sabe quais são as principais Vitaminas, quais as suas funções e em que alimentos encontrá-las? Continue e leitura e confira!

Vitamina A

Encontrada nos alimentos de origem animal, como o leite, ovo, nos vegetais folhosos escuros, frutas vermelhas e amarelas. A Vitamina A tem papel fundamental na visão, crescimento e manutenção da pele e da imunidade.

Vitaminas do Complexo B

O chamado Complexo B é composto por 8 Vitaminas, todas solúveis em água e essenciais para o metabolismo celular:

  • Vitamina B1: também conhecida como Tiamina, melhora a função cerebral, combatendo a depressão e a fadiga, além de manter o sistema circulatório em bom funcionamento. Os baixos níveis de Vitamina B1 podem causar inapetência, ou seja, ausência de apetite, desânimo, e até confusão mental. Alimentos como grãos de cereais integrais, nozes, carne bovina e de aves são boas fontes da Vitamina.
  • Vitamina B2: conhecida como Riboflavina, essa Vitamina é uma importante aliada na manutenção e reparação da pele. Também tem um papel importante para os cabelos, uma vez que é responsável por fortalecer e originar novos fios. Pode ser encontrada em vegetais, leites, carnes e grãos são alimentos que contêm a substância.
  • Vitamina B3: também chamada de Niacina, Vitamina PP ou ácido nicotínico, é responsável por levar o oxigênio para as células. Suas funções trazem influências positivas sobre o metabolismo e sobre a digestão que se refletem na saúde de um modo geral, bem como na capacidade de emagrecer e de ganhar massa muscular. Pode ser encontrada em carnes magras, leite, ovos, frutas secas e cereais integrais.
  • Vitamina B5: também conhecido como Pantotenato de Cálcio, favorece o fortalecimento da regeneração celular, promovendo o crescimento dos cabelos e unhas e ajudando o organismo a combater infecções.
  • Vitamina B6: conhecida como Piridoxina, ela é essencial para restabelecer as células e fornecer equilíbrio ao organismo e ainda contribui no fortalecimento dos fios e na prevenção contra a queda capilar, fazendo com que os cabelos cresçam mais saudáveis e bonitos.
  • Vitamina B7: também recebe o nome de Biotina, é responsável por oferecer resistência às unhas e cabelos, evitando assim a queda capilar. Além disso, contribui para o processo bioquímico, resultando em energia e maior disposição para o corpo.
  • Vitamina B9: está relacionado com a formação das hemácias e dos ácidos nucléicos. O Ácido Fólico, seu nome mais conhecido, contribui para a formação do sistema nervoso central, portanto, sua suplementação é fundamental para mulheres grávidas. A falta desse nutriente durante a gestação pode causar má formação do tubo neural do feto.
  • Vitamina B12: deve ser frequentemente suplementada para evitar a anemia e outras complicações de saúde. A Vitamina B12, também conhecida como cobalamina, tem papel importante na formação dos glóbulos vermelhos, das células nervosas e no equilíbrio hormonal. Fígado, rins, ovos, leites e queijo são exemplos de alimentos ricos em B12.

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Vitamina C

Talvez a mais conhecida por auxiliar na recuperação de resfriados, a Vitamina C também tem função na formação de glóbulos vermelhos, absorção de ferro e formação de dentes e ossos. Ela age na defesa dos radicais livres, e por isso dá resistência ao sistema imunológico. As frutas são as principais fontes dessa Vitamina, como a acerola, melão, manga, abacaxi, laranja, morango, maracujá, entre outras.

Vitamina D

A Vitamina D é uma conhecida de quem sofre com problemas no metabolismo dos ossos. Ela é essencial para prevenir doenças, como o raquitismo e a osteoporose. A manteiga, a nata, o salmão e a gema de ovo são alimentos fontes desta Vitamina.

Vitamina E

A prevenção de condições relacionadas ao estresse oxidativo, como o envelhecimento, doença cardiovascular e até o câncer, está diretamente relacionado ao consumo de Vitamina E. Isso porque ela tem função antioxidante e defende o organismo contra os radicais livres. Os grãos integrais, como: amêndoas, nozes, óleo de milho e soja, além do trigo são exemplos de alimentos ricos em Vitamina E.

Vitamina K

A Vitamina K é um termo genérico que engloba várias substâncias relacionadas com a coagulação normal do sangue. Existem três tipos: Vitamina K1, Vitamina K2 (MK-4) e Vitamina K2 (MK-7). Estudos demonstram que a Vitamina K2 (MK-7) é muito mais eficaz, principalmente devido a sua maior biodisponibilidade maior.

Ela é encontrada na gordura dos alimentos, especialmente os de origem vegetal, como couve, salsa e brócolis. Os baixos níveis de Vitamina K2 no organismo provocam alterações na coagulação sanguínea. Em nosso organismo, a Vitamina D3 + Cálcio + Vitamina K2, se combinam para a formação de ossos densos, fortes e saudáveis.

 

E você, faz um acompanhamento dos níveis de Vitamina no seu organismo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

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1 comentário

Descubra 5 minerais essenciais para uma boa saúde - BS Pharma · 8 de setembro de 2017 às 15:01

[…] no dia a dia. Isso significa que incluir substâncias importantes — como proteínas, vitaminas e carboidratos — na dieta deve ser uma preocupação constante, pois elas são indispensáveis […]

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