Cresce cada vez mais a preocupação em manter a boa aparência da pele. Atentar-se sobre suas características ajuda a manter a saúde da face e do corpo, mas nem sempre é fácil saber o que fazer para se cuidar. Em períodos mais secos, é comum notar o aspecto de pele ressecada, que pode ser agravado em casos onde o indivíduo normalmente apresenta tal característica. Existem alguns cuidados essenciais que tratam essa característica.

Listamos os cuidados mais importantes, assim como algumas causas para o ressecamento da pele que você pode não perceber no dia-a-dia. Conheça mais no artigo a seguir

Principais causas para o ressecamento da pele

Alguns hábitos do dia a dia podem afetar o seu corpo mais do que imaginamos. Normalmente as áreas mais afetadas são as mãos, braços e algumas áreas das pernas.

Conheça agora alguns hábitos que podem te deixar com a pele ressecada.

Sabonetes

O sabonete é um produto que tem por função retirar a oleosidade da pele. Ainda que seja necessário realizar a limpeza da pele, retirar completamente esta camada de oleosidade pode ser prejudicial à pele, pois atua na hidratação e proteção deste órgão tão importante.

Mesmo que seja utilizado o sabonete neutro, a pele ainda pode apresentar aspecto ressecado. Procure por sabonetes próprios para a pele seca, que sejam hidratantes, com o pH mais equilibrado. Os sabonetes líquidos também agridem menos a pele, e podem ser uma boa alternativa para tratar a pele ressecada.

Evite também utilizar o sabonete corporal mais de uma vez ao dia, desta forma, menos oleosidade será retirada da pele, mantendo sua hidratação.

Hidratantes

Assim como o sabonete, é preciso ter o hidratante ideal para seu tipo de pele. Existem diversas opções no mercado que se adaptam à pele oleosa e à pele ressecada. Para o primeiro caso, indica-se o uso de produtos oil-free, e para o segundo caso, hidratantes com óleos em sua composição, como o óleo de amêndoa, podem auxiliar na manutenção da hidratação da pele.

Além do produto correto, aplicá-lo no momento certo faz toda diferença. O ideal é utilizar o hidratante sempre após o banho, quando os queratinoides, estruturas que compõe a barreira epidermal, estão mais móveis e permitem uma maior penetração do produto.

Banhos quentes e demorados

O tempo prolongado embaixo do chuveiro com águas mais quentes é um dos fatores que mais contribuem para o ressecamento da sua pele. Tal exposição reduz a produção de óleo pela pele, diminuindo sua camada hidratante natural.

É aconselhado que a temperatura da água esteja o mais próxima possível da temperatura da pele. Sendo assim, tente controlar um pouco mais a temperatura do seu chuveiro e, se não for possível, reduza seu tempo no banho.

Tempos mais secos pedem um pouco mais de atenção para os cuidados com a pele. É preciso abusar dos hidratantes nesse período e evitar banhos quentes muito longos.

Outras causas da pele ressecada

Existem outros fatores que podem levar ao ressecamento da pele. Produtos de limpeza podem deixar a pele mais sensível, por isso é aconselhado o uso de luvas protetoras ao manusear estes produtos. A esfoliação excessiva da pele também pode levar às mesmas consequências.

O clima também pode levar ao ressecamento da pele. A baixa umidade do ar e a exposição excessiva aos raios solares podem ser prejudiciais à hidratação da pele.

A pele ressecada também pode ser um resultado do envelhecimento. A xerose é uma das desordens cutâneas mais comuns em idosos, onde o ressecamento da pele é causado pela diminuição dos fatores naturais de hidratação e da produção de lipídeos.

Evite a pele ressecada

Alguns cuidados frequentes elevam a proteção da pele contra o ressecamento. Além disso, evitam também outros problemas mais sérios como a psoríase, dermatite, e outras doenças cutâneas.

A escolha correta do sabonete são essenciais no tratamento da pele ressecada. Evite utilizar esponjas esfoliantes e sabonetes em barra, e mantenha a água em temperatura ambiente. Durante o inverno, opte por banhos mais rápidos.

Existem vários tipos de hidratantes disponíveis no mercado. Procure conhecer melhor o seu tipo de pele para selecionar o produto mais adequado.

 

A linha Regenèr atua na hidratação das peles secas e ressecadas. Por ser livre de fragrâncias, parabenos e corantes, irrita menos a pele, auxiliando na prevenção da descamação e irritação da pele em casos de  psoríase e dermatite atópica.  Possui ação calmante para peles irritadas por excesso de sol, vento, baixa umidade do ar, calor e frio, e reduz o desconforto de irritações e atua também na prevenção e redução do ressecamento e prurido de peles secas, sensíveis e envelhecidas.

Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia. Além de ser essencial para o bom funcionamento do corpo, a hidratação é essencial para combater a pele ressecada.

Para determinar o melhor tratamento para o seu tipo de pele, é aconselhado o acompanhamento de um profissional especializado. O acompanhamento periódico de um dermatologista e a mudança de alguns hábitos podem levar a resultados excelentes.

Evite o uso de produtos sem prescrição médica, ou de origem desconhecida, e não realize tratamentos caseiros sem acompanhamento médico. Algumas dicas disponíveis na internet podem não ser recomendadas para o seu tipo de pele e podem resultar em efeitos adversos, como irritabilidade, alergias e coceiras.

Gostou das dicas? Agora você já sabe como evitar o ressecamento da pele e problemas com a aparência! Compartilhe a sua opinião conosco. Nos conte o que achou!

colagenos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *