As dores musculares podem ser de origem traumática, viral, parasitária, reumática ou consequência da fadiga. Além disso, podem ser de caráter temporário, caso se manifestem durante um período específico de tempo, principalmente depois de um esforço físico considerável, ou de caráter crônico, se forem persistentes e contínuas.

Quando se fala em dores musculares, independente de sua origem ou caráter, o gelo sempre está presente. Ele ajuda a aliviar as dores e o inchaço causado por uma lesão. Para a medicina, essa ação é denominada crioterapia, sendo a utilização de frio para sanar problemas nos músculos do corpo. Há opções para o tratamento com frio feitos em casa e nesse caso, usa-se o gelo mineral.

Gelo Mineral é um gel especialmente desenvolvido para o alívio de dores musculares, contusões, hematomas, dores reumáticas, nevralgias e torcicolos. É um produto muito requisitado nas farmácias e drogarias devido aos seus efeitos benéficos. O mentol é o seu ingrediente ativo de maior importância e os resultados apresentados após a aplicação do produto são quase que imediatos.

O mentol é um composto orgânico obtido pela síntese ou extração pelas plantas de hortelã. Para as suas propriedades terapêuticas, tem sido usado como um medicamento herbal em muitos produtos, tais como cremes, pomadas, loções, sprays, etc.

O gelo mineral é um analgésico muito bom, que pode ser vendido sem receita médica. As vantagens do gelo mineral em relação ao gelo em cubo ou bolsa de gelo são: aplicação diretamente na área dolorida, possibilita fazer massagem durante a aplicação, maior eficácia devido ao tempo de contato do princípio ativo na área dolorida, e evita queimaduras provocadas pelo gelo normal.

Por que utilizar o gelo mineral no alívio de dores musculares:

1. É um anti-inflamatório natural

Quando você aplica o gelo mineral sobre a lesão, os sinais e sintomas indicadores da inflamação são reduzidos consideravelmente, porque tem ação anti-inflamatória. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores, relaxando o músculo. Além disso, proporciona um efeito de arrefecimento quando aplicado sobre a pele.

Atente-se sobre a inflamação: nem sempre há resposta positiva sobre o inchaço do local lesionado, pois isso depende de alguns fatores. Contudo, em situações onde a lesão é mais leve, ele de fato atua como um anti-inflamatório muito bom, excluindo-se o uso de medicamentos químicos. A dor causada pelo incidente é quase que instantaneamente sanada, com a aplicação do gelo mineral.

2. Promove vasoconstrição da região lesionada

O gelo leva à vasoconstrição – uma contração natural que ocorre nos vasos sanguíneos – fazendo com que seus músculos relaxem consideravelmente. Isso acontece porque o frio contrai os vasos sanguíneos e diminui o inchaço, o metabolismo local e o estímulo para o sistema nervoso, que realiza e coordena a contração muscular e a sensibilidade.

A resposta é praticamente imediata, resultando em um analgésico. Isso se dá porque há uma redução bem aparente das atividades dos fusos musculares, assim como da atividade muscular reflexa. A resposta é ainda maior quando a temperatura do gelo está em pelo menos 13ºC.

3. Afasta sintomas de uma tensão muscular

Quando há uma tensão muscular, indica que os músculos do seu corpo podem apresentar danos superficiais ou mais diretos, quando atingem os tendões. Nesse segundo caso há um inchaço bem aparente da região e uma fraqueza do lugar lesionado, limitando seus movimentos e potencializando significativamente as dores.

O ingrediente ativo do gelo mineral é eficaz no alívio da dor e rigidez nos músculos e articulações, atuando como contra-irritante não somente sobre o músculo lesionado, mas também em toda área atingida.

4. É um potente anti-irritante

Inflamações nos músculos resultadas de problemas diversos, como osteoartrite ou tendinite, causam uma série de irritações no seu corpo. A aplicação do gelo mineral, proporcionará um alívio imediato mesmo que temporário. A sensação de frescor na pele vai desviar a atenção de dor do paciente para as dores musculares, articulações e tendões, o que de alguma forma ajuda a aliviar a dor ou desconforto.

Isso acontece porque o gelo ajuda a restringir os vasos sanguíneos, o que reduz o fluido no tecido e reduz a dor e inchaço na área irritada. Com disso, o gelo mineral eleva a sensação de frio, fazendo com que a dor seja desviada e aliviada. Claro que será preciso o uso de medicamentos associados com o gelo para que a irritação desapareça, mas momentaneamente ele resolve muito bem o problema.

5. Provoca efeitos circulatórios

Quando há lesões nos músculos, o fluxo sanguíneo adjacente aumenta, assim como a permeabilidade vascular. Os vasos ficam dilatados, hiperemiados e com circulação mais lenta. A hiperemia é importante na intensidade da permeabilidade vascular.

É a razão principal de se usar gelo após traumatismos, para diminuir o edema. O gelo mineral age na região induzindo espasmos vasculares e reduzindo todas as atividades alteradas. Com essa alteração no fluxo, há consequentemente a limitação do edema. Nesse caso a área lesionada fica menos avermelhada e inchada, reduzindo também as dores.

Os sinais de melhora após o início do tratamento varia de acordo com o indivíduo, que não deve utilizar dose superior que a recomendada pelo médico. Você pode consultar o seu médico para saber qual a melhor forma de usar o gelo mineral para o tratamento das suas dores. É um produto bem eficiente e com ótimos resultados, mas hábil somente com prescrição médica.

Gostou das dicas? Comenta e diz o que achou, ou se conhece outra forma de usar o gelo mineral para o tratamento de lesões musculares.

colagenos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *