Alimentar-se forma saudável e com disciplina não é uma tarefa fácil. A praticidade da compra de produtos prontos, congelados, além da rotina estressante, faz com que não tenhamos muito tempo para nos dedicar à nossa alimentação. Aprenda agora cinco passos para começar uma reeducação alimentar.

1. Mastigue devagar

A reeducação alimentar começa na forma em que nos alimentamos, e uma mastigação correta é o primeiro passo. Reduza a velocidade da sua alimentação e faça refeições mais demoradas. Nosso organismo demora em torno de vinte minutos para gerar saciedade, por isso, se você come muito rápido, já ingeriu grande quantidade de comida neste período. O ideal é que você mastigue aproximadamente quarenta vezes cada garfada. Além disso, você realmente irá saborear o alimento, aproveitando a refeição com mais prazer, sem comer compulsivamente.

2. Hidrate-se constantemente

A água é fundamental para o nosso organismo, pois atua como meio de transporte para nutrientes e outras substâncias, auxilia na regulação da temperatura do corpo e age como lubrificante em diversos órgãos e articulações. Reduções de 4 a 5% da água corpórea podem resultar na redução de 20 a 30% do desempenho dos órgãos.

Beba no mínimo dois litros de água por dia, mas, se possível, beba bem mais do que isso. A hidratação é a chave para o bom funcionamento de todo o organismo, especialmente se você quiser começar uma rotina de exercícios junto com a reeducação alimentar. Para praticantes de atividades físicas, a ingestão deficiente de água afeta o volume de sangue e a frequência cardíaca e pode diminuir o desempenho nos treinos. Por isso, evite este problema hidratando-se constantemente.

3. Distribua suas refeições ao longo do dia

O ideal para uma alimentação adequada é fazer cinco a seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Inicie com um variado café da manhã e faça a outra refeição três horas depois, seguindo este ritmo ao longo do dia. Desta forma, você não comerá grandes porções nas refeições principais, já que a ideia é não ir à mesa com muita fome. Nas refeições de lanche, de preferência para frutas, iogurte e biscoitos integrais, deixando alimentos mais leves para jantar e ceia. Evite comer depois das 21h.

Se você trabalha em um lugar que não tenha geladeira ou local para refeições, tenha sempre na bolsa ou na gaveta um pacote de frutas secas, como castanhas, barrinhas de cereal sem chocolate ou uma fruta de consistência mais dura, que possa ficar sem refrigeração. Estas são boas sugestões para lanches saudáveis e práticos.

Além disso, o OmegaPURE® auxilia na saúde cardiovascular, estimula o bom funcionamento cerebral e previne doenças inflamatórias. As cápsulas de OmegaPURE® não possuem colesterol, são fáceis de engolir, livres de contaminantes e gastoressistentes, o que proporciona maior absorção e não deixa sabor e odor de peixe na boca.

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4. Atente-se para a montagem do prato

Nada de se privar na hora da alimentação. Nosso organismo precisa de nutrientes de todos os grupos alimentares e é sua tarefa distribuí-los nas refeições. Para o almoço e jantar, coloque verduras e legumes na metade do prato, deixando metade da outra parte para proteínas, encontradas em carnes magras, ovos, feijão e lentilha,  por exemplo. Carboidratos são importantes, mas dê preferência para aqueles em sua forma integral, uma vez que são digeridos lentamente, proporcionando mais energia ao corpo por mais tempo.

Diminua o sal e o açúcar em suas refeições. O excesso de sal é prejudicial, e pode levar ao inchaço, e a doenças relacionadas com o aumento da pressão arterial, como doenças renais e cardiovasculares. Procure outras formas de acentuar os sabores, explore novos temperos como o alho, cebola, vinagre, limão e salsinha.

5. Coma várias porções de fruta

Tão importante quanto os outros grupos alimentares para uma rotina saudável, as frutas devem constar diariamente em seu cardápio. Você pode comê-las como sobremesa, como lanches ou em saladas. Elas são ricas em vitaminas, sais minerais e antioxidantes, todos ingredientes importantes para a preservação de nossa saúde, além de contribuir com o emagrecimento. Se você não está acostumado a consumir este tipo de alimento, pode iniciar sua reeducação alimentar com uma fruta por dia e ir aumentando o consumo gradualmente.

O ideal é que se coma aproximadamente de três porções de frutas por dia, mas atente-se ao fato de que o consumo excessivo frutas pode levar a altos índices glicêmicos devido à frutose, um açúcar natural. Evite o consumo excessivo de sucos naturais, pois estes contém muito mais nutrientes, vitaminas e sais minerais que em uma fruta. Além disso, as quantidades de fibras presentes no suco são menores que as inicialmente contidas nas frutas, fazendo com que o açúcar seja absorvido de forma mais rápida pelo organismo.

 

Com essas dicas você já pode começar sua reeducação alimentar, e a perceber os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada. Associe esse novo hábito à prática de esportes e obtenha ainda mais resultados e uma vida mais saudável.

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4 comentários

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