Existem diversas formas para atingir o peso ideal, como o uso de termogênicos, suplementos, e até cirurgia. Mas a mais saudável delas é através de uma alimentação equilibrada, que auxilia também na prevenção de doenças e garante a longevidade. Mas isso não quer dizer que você só comerá frutas, verduras e legume, o equilíbrio é sempre a palavra chave.

Em grande parte dos casos é necessário uma reeducação alimentar. Saiba como fazer uma alimentação saudável, ter disciplina e como a pática de esportes pode ser uma grande aliada para atingir o peso ideal.

Como fazer uma alimentação adequada

É indicado que se faça de cinco a seis refeições por dia, sendo três as principais: café da manhã, almoço e jantar; e três lanches, distribuídos a cada três horas depois das refeições citadas. Planejar esses lanches pode ser uma boa forma de evitar refeições calóricas, além de diminuir a fome antes das refeições principais, comendo apenas o que é necessário.

Coma ao menos uma fruta por dia, e diminua o açúcar nos cafés, chás e sucos. Opte por vegetais e legumes, e por alimentos em suas versões integrais. Alguns alimentos como: pêra, berinjela, arroz integral, aveia, melancia, linhaça, feijão, maçã, couve flor, alho, iogurte natural, salmão e brócolis são boas opções, e podem te ajudar a atingir o peso ideal.

Diminua drasticamente o consumo de frituras, doces e alimentos industrializados. Não é preciso se despedir da pizza com cerveja no sábado à noite, mas é necessário discernimento e comprometimento. Alimentos processados são ricos em gordura, sódio e carboidratos e podem aumentar seus níveis de colesterol e hipertensão.

No que se refere às bebidas, manter-se hidratado é fundamental! Beba aproximadamente 2 litros de água por dia, e prefira sucos naturais sobre os artificiais, além de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Alguns chás também podem auxiliar na meta do peso ideal, como o chá de hibisco com canela, gengibre e abacaxi, e diversos outros.

O equilíbrio entre Ômega 3 e 6 é essencial, já que as duas competem pelas mesmas vias metabólicas. Seu uso auxilia na saúde cardiovascular, estimula o bom funcionamento cerebral e previne doenças inflamatórias.

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Como ter disciplina para atingir o peso ideal

É difícil se adaptar a uma nova rotina, mas para alcançar o peso ideal, são necessários alguns esforços. Mantenha em mente seus objetivo, tenha foco em suas ações, e não se esqueça da sua motivação. Para ajudar, aqui estão algumas dicas:

  • Quando for ao supermercado, evite os produtos industrializados, embutidos e processados, além dos salgadinhos e do chocolate ao leite ou branco. Se você faz questão do doce, opte pelo chocolate  amargo, e não encha seu armário de salgadinho e petiscos. Evite as seções de doces e fique esperto com os produtos oferecidos próximos a saídas, é comum notar doces e balas nos caixas;
  • Anote em uma lista os produtos necessários, lembrando sempre dos alimentos que nos auxiliam na perda de peso. Atenha-se apenas ao que foi escrito, dessa forma fica mais fácil manter o foco;
  • Não se dê recompensas por ter tido um dia cheio, ou por ter praticado exercícios físicos. Em tais situações é comum procurar por um alívio imediato, mas é melhor se livrar deste hábito, pois ele interfere nos resultados, e pode acabar sendo motivo de desmotivação;
  • Evite comer quando estiver triste, cansado, estressado ou excessivamente feliz. Esta prática pode associar tais sentimentos com a comida, criando uma dependência pela sensação de recompensa;
  • Nas horas das refeições, não é aconselhado comer assistindo TV, utilizando o aparelho celular, ou realizando atividades paralelas que possam levar à distração. Nestas situações a concentração é desviada da refeição, e a sensação de saciedade é reduzida, dessa forma, come-se mais do que deve. Realize suas refeições tranquilamente e mastigue com calma, são técnicas que fazem com que você se sinta satisfeito com porções menores.

Pratique exercícios

Pratique exercícios físicos no mínimo três vezes na semana. Atividades físicas são nossas aliadas para atingir o peso ideal, além de promovem bem-estar e mandar o estresse embora. Se você ainda não pratica exercícios, o ideal é começar devagar, para que não se perca a motivação. Aumente progressivamente a dificuldade das atividades realizadas e faça algum exercício que realmente te dê prazer.

Fazer uma caminhada pelas ruas do seu bairro, nas praças é excelente para sair do sedentarismo. Se preferir, pode pedalar nos mesmos locais. Pequenas atitudes fazem a diferença, como estacionar o carro algumas quadras antes, descer do ônibus alguns pontos mais cedo ou usar escadas ao invés do elevador. Procure companhia, assim a perda de peso será mais agradável!

Lembre-se que para manter os resultados obtidos, é essencial manter as boas práticas, portanto, não retorne aos hábitos antigos quando atingir seus objetivos.

Associando uma alimentação saudável e equilibrada à pratica regular de exercícios pode fazer maravilhas em seu corpo! Confira nosso artigo sobre como uma alimentação saudável pode te ajudar a aproveitar ao máximo a academia.

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1 comentário

Alimentação correta para tirar o máximo na academia - BS Pharma · 11 de julho de 2017 às 13:29

[…] necessário disciplina e alimentação equilibrada para atingir o peso ideal, mas é possível atingir seus objetivos com a alimentação correta. Procure ajuda profissional de […]

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