Todos nós sabemos como a rotina pode ser estressante e como é difícil ter tempo para manter uma boa alimentação. É de conhecimento popular que os alimentos são poderosos e, através dos estimulantes naturais e com um balanceamento adequado nas refeições, é possível prevenir doenças e melhorar a disposição no dia-a-dia.

Por que não aproveitar esse poder dos alimentos? Conheça agora como agregar estimulantes naturais em sua dieta para ter mais disposição para atividades diárias e para aproveitar melhor o tempo em família.

Consumindo extrato de guaraná

O guaraná é um produto rico em xantinas, substâncias conhecidas como estimulantes naturais, presentes também no café. Ele melhora o desempenho físico e sexual, acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento, além de prevenir o câncer e problemas de memória e concentração. Seus resultados são comprovados, mas em quantidades excessivas pode causar insônia, irritabilidade, azia, taquicardia e dependência. O extrato de guaraná pode ser encontrado na forma de xarope ou cápsulas, que são vendidos em farmácias de manipulação e casas de produtos naturais.

Consumindo pó de guaraná

Mais uma vez o guaraná aparece como estimulante natural. A forma em pó é excelente para dar mais disposição, energia e para combater a obesidade, propriedades inerentes da xantina, (estimulantes naturais) e outros ingredientes que aceleram o metabolismo, promovendo queima de calorias. O pó pode ser acrescentado em água, sucos ou chás.

Consumindo rúcula

Além de ser deliciosa, a rúcula é uma verdura afrodisíaca que beneficia o sangue e possui poucas calorias. Rica em magnésio, é uma boa aliada no combate de sintomas da tensão pré menstrual, uma vez que auxilia na regulação da taxa de estrogênio, aumentando a disponibilidade de serotonina no organismo, afastando a depressão e o mal-estar. Este alimento também reduz os riscos de câncer de pele, de pulmão e bucal, graças aos antioxidantes, vitamina A e flavonóides.

Consumindo uva-passa

Excelentes para incrementar pratos nas refeições principais ou em lanches saudáveis, as uvas-passas são muito nutritivas. Rica em vitaminas e minerais, essa fruta pode diminuir o colesterol ruim e as triglicérides, além de combater a constipação, aumentando a disposição para tarefas do dia-a-dia.

Consumindo ingredientes que darão energia rapidamente

Se você está cansado do trabalho, mas precisa de energia rapidamente para estar presente em um evento à noite, por exemplo, alguns alimentos podem ajudar. O leite desnatado ativa o funcionamento do cérebro e o deixa mais alerta, mais ágil. Agora, se você está sem energia nenhuma, esgotado, precisa de um alimento rico em cafeína, ou seja: café ou chá. Se você deseja ficar descansando, mas não tem tempo para descansar, a solução para o seu caso é comer cenoura, nabo ou rabanete.

Já acordou cansado? Pode ser carência de sódio. Resolva isso consumindo figo, romã ou melancia e tenha mais disposição durante o dia. Se o problema está se levantar pela manhã, o ovo é o ingrediente recomendado para você. Ele acorda rapidamente o seu organismo, além de ser altamente nutritivo. Em caso de estresse ou depressão, alie estes alimentos a exercícios físicos e libere energia do seu corpo.

metabolismo

Consumindo café

Já falamos dele por aqui, mas voltamos a citar porque o café talvez seja o estimulante natural mais conhecido que existe. Ele fornece energia e disposição para um corpo cansado ou com sono, por isso quem tem insônia deve evitar seu consumo próximo à hora de dormir.

Além disso, a cafeína alivia dores de cabeça, dilata vasos sanguíneos e melhora o funcionamento do sistema circulatório. Por possuir polifenóis vegetais, este estimulante natural também possui ação antioxidante, combatendo inflamações, e diminuindo doenças cardiovasculares.

Além do café preto, que já conhecemos, existe também o café verde (Coffea arabica L.) que é riquíssimo em polifenóis, substâncias antioxidantes que potencializam a queima de gorduras e auxiliam no processo de perda de peso, já que é termogênico e aumenta o metabolismo basal, disponibilizando as gorduras para geração de energia. Auxilia no emagrecimento inibindo a absorção de açúcares e estimulando o organismo a ativar a queima de gorduras para liberação de energia.

Entretanto, como toda substância consumida em excesso, o café também tem seus efeitos colaterais. Por isto, restrinja o consumo da bebida a duas, no máximo três xícaras ao dia.

Uso equilibrado de estimulantes naturais

Consuma os estimulantes naturais de forma equilibrada, e associe-os à uma alimentação saudável, prática de esportes e cuidados com o corpo para melhorar sua qualidade de vida.

Você conheceu hoje diversos estimulantes naturais que podem ser agregados à dieta e melhorar sua disposição mental, física e sexual. Aproveite os benefícios destes produtos fazendo uso equilibrado e desfrute bons momentos.

Ficou com alguma dúvida ainda? Deixe seu comentário no post. Adoramos interagir com nosso leitores!

BS_CTA_rodape_eBook12_imunidade


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *