De acordo com especialistas, níveis moderados de estresse até beneficiam o desempenho, mas seu excesso faz mal. A habilidade de administrar as emoções e permanecer calmo mesmo sob pressão está diretamente ligada ao desempenho no trabalho. De acordo com a consultoria de recursos humanos Talent Smart, que realizou uma pesquisa com mais de 1 milhão de americanos, 90% dos executivos de alto escalão não conseguem evitar o estresse.

Em artigo, o especialista em controle emocional Travis Bradberry afirma que: pessoas relaxadas demais têm problemas para se interessar e prestar atenção nas tarefas. Por outro lado, profissionais muito estressados são mais ansiosos e têm uma chance maior de perder o controle no meio de uma reunião ou em uma ligação com um cliente. No artigo, o especialista listou algumas dicas para quem quer manter o autocontrole e nunca ficar estressado demais:

Truques para evitar o estresse

1) Valorize sua trajetória

É cientificamente provado que parar para pensar nas conquistas pessoais e profissionais e agradecer pelo que tem, mantém as pessoas menos estressadas. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis (EUA), pessoas que cultivaram uma atitude de agradecimento apresentaram redução nos índices de cortisol – hormônio relacionado ao estresse.

Não menos importante, reconheça as dificuldades que surgiram durante o caminho. Experiências passadas podem ser úteis na tomada de novas decisões, servindo de exemplo para como não se portar diante de certas situações. Além disso, reconhecer os obstáculos fazem com que as conquistas sejam mais valorizadas, e podem potencializar o sentimento de satisfação e autoconfiança.

2) Evite a expressão “e se”

Este é um pensamento comum em grande parte das pessoas, mas que potencializa o estresse. Pensar em como poderia ter agido, ou pensar demais no futuro pode ser prejudicial à saúde. Evite imaginar quadros negativos e, para cada um desses, imagine outro positivo, mantendo em mente que nem sempre é possível controlar, prever e evitar algumas situações.

3) Aproveite a “hora do café”

Este momento tão esperado por alguns é uma ótima forma de aliviar o estresse. Socialize com os colegas de trabalho, dando preferencias para assuntos amenos. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre quem trabalha com você. Mas cuidado, evite conversas pessimistas, elas atraem o estresse.

Outros momentos de interação também ajudam a deixar o ambiente de trabalho menos estressantes, participe dos Happy Hours e sugira dinâmicas ao RH quando o ambiente estiver tenso.

4) Seja otimista:

Evite pensamentos pessimistas. Uma mente positiva direciona seu cérebro para assuntos que não trazem estresse à mente. Estudos mostram que essa atitude pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, como redução da pressão sanguínea, menor probabilidade de doenças cardíacas, níveis mais saudáveis de açúcares no sangue. Dê valor ao lado positivo de cada situação.

5) Desconecte-se:

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios, mas causou alguns problemas, e um deles é a possibilidade de estar conectado ao trabalho 24 horas ao dia, sete dias por semana. Reserve um tempo para descansar e se cuidar. Evite tratar de negócios durante as refeições e aproveite o tempo com seus amigos e familiares.

Os aparelhos telefônicos também facilitam o acesso às redes sociais. No horário de trabalho, evite as distrações que a tecnologia disponibiliza e veja como as atividades podem ser realizadas com maior facilidade e de maneira mais ágil. Dessa forma é possível ter mais tempo disponível durante o dia, evitando que prazos sejam cumpridos em cima da hora, aliviando o estresse que tais situações podem gerar.

6) Tome menos café:

Essa bebida é um gatilho para a liberação de adrenalina, hormônio que nos deixa preparados para a ação. A adrenalina é essencial em situações de risco, mas não é uma boa aliada para quem precisa responder um e-mail delicado, e pode resultar em estresse no futuro. Por isso, é aconselhado reduzir o consumo da bebida, ou procure por opções descafeinadas.

Evite também o chá preto, ele é rico em cafeína!

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7) Preze por uma boa noite de sono:

Embora o tempo necessário para uma boa noite de sono seja diferente para cada indivíduo, colocar a cabeça no travesseiro e descansar por horas é essencial para a nossa saúde. Em muitos casos, é difícil ter uma noite satisfatória de sono, mas faça um esforço: evite navegar pelas redes sociais antes de dormir, dando preferência para atividades relaxantes, como ler um livro ou tomar um bom banho relaxante.

O uso de fitoterápicos podem te ajudar a ter uma boa noite de sono e reduzir os níveis de estresse. A associação entre Passiflora + Valeriana possui atividade calmante, sedativa, ansiolítica e relaxante. Seu uso é recomendado como auxiliar no tratamento da insônia, ansiedade e estresse.

A Passiflora incarnata, popularmente conhecida como maracujá, é indicada como coadjuvante no tratamento de dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosa da menopausa, insônia, taquicardia nervosa, doenças espasmódicas e nevralgias. A Valeriana officinalis é indicada como coadjuvante no tratamento da ansiedade, insônia, taquicardia, hipertensão arterial, cefaleias, síndrome do cólon irritável, espasmos gastrintestinais, parasitoses, epilepsia, contusões, dermatoses, estresse, asma e broncoespasmos de origem nervosa.

8) Respire fundo:

Esta é a maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Quando inspiramos e expiramos devagar fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa. Quando você estiver estressado, vá para um lugar mais calmo, feche a porta e respire tranquilamente. Quando o estresse passar, pense novamente no assunto e na melhor forma para resolve-lo. Dessa forma, melhores decisões podem ser tomadas, reduzindo possíveis desgastes no futuro.

O estresse tem a capacidade de tornar pequenas situações quotidianas em momentos de grande dificuldade, mas com essas dicas seus dias serão mais agradáveis e equilibrados. Entre em nosso site e conheça nossos suplementos! Ficou com alguma dúvida ainda? Deixe seu comentário no post. Nós vamos adorar interagir com você!

 

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