A chegada do inverno vem sempre acompanhada do aumento de casos de gripe e resfriado. Segundo a OMS, cerca de 3,5 milhões de pessoas são afetadas por essas doenças ao longo do ano. Saiba como prevenir e se cuidar, aproveitando das propriedades da Vitamina C + Minerais.

Ao contrário do que dizem as mães, gripes e resfriados não podem ser contraídos por exposição aos ventos frios do inverno. Essas doenças são resultado de vírus, que podem ser encontrados no ambiente, e predominam nessa estação devido ao aumento da poluição no ar, ao maior número de pessoas em ambientes fechados, além do aumento de casos de alergias associados à baixa imunidade.

Qual a diferença entre Gripe e Resfriado?

Gripes e resfriados são causados pela ação de vírus no corpo humano, e podem ser diferenciados de acordo com a intensidade dos sintomas apresentados, sendo estes: febre, dores no corpo, dores de garganta, tosse, congestão nasal e prostração.

De acordo com o Instituto Fiocruz, a gripe é causada pelo vírus da Influenza, podendo ser do tipo A, B ou C, e apresenta sintomas mais acentuados, enquanto resfriados tem origem por diferentes tipos de vírus, como rhinovírus, adenovírus e parainfluenza.

Como prevenir a Gripe e o Resfriado

Campanhas de vacinação são formas recorrentes de prevenção à gripe, e são disponibilizadas anualmente devido à alta capacidade de mutação do vírus, tanto pela rede pública quanto privada. Mas atenção, este método é contraindicado em casos de alergia à ovo.

Além da vacinação, as formas mais indicadas para a prevenção dessas doenças são:

  • Evite grandes aglomerados de pessoas;
  • Evite locais fechados;
  • Mantenha uma dieta balanceada e boa alimentação;
  • Faça o uso de complementos alimentares, como Vitamina C e minerais;
  • Lave bem as mãos;
  • Utilize utensílios individuais e pessoais.

vitamina C+Zinco

Como são feitas as vacinas contra a gripe?

Vacinas são fortes aliadas no combate à gripe e resfriado, pois estimulam o sistema imunológico. Este método profiláxico é nada menos que um produto biológico, composto pelo agente patógeno (enfraquecido ou morto) da doença que se deseja combater, neste caso o vírus da gripe. Ao entrar em contato com os patógenos, o sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos, aumentando a defesa do organismo e criando uma memória imunológica para o mesmo.

Para produzir a vacina contra a gripe, o vírus é inoculado em um ovo de galinha fecundado, onde é submetido a condições especiais para que se multiplique. O líquido formado é então retirado do ovo, e passa por um processo de limpeza e tratamento de forma ser atenuado ou morto sem que sua capacidade estimulante seja perdida. Mas atenção, por utilizar o ovo como meio de reprodução do vírus, a vacina é contraindicada em casos de alergia à ovo.

Como tratar da Gripe e do Resfriado

Além de gerar grande desconforto e impossibilitar a realização de tarefas diárias na maior parte dos casos, em condições avançadas, a gripe e resfriado podem levar a doenças mais graves como, por exemplo, a pneumonia, podendo levar eventualmente ao óbito.

É necessário consultar seu médico, para determinar qual o melhor tratamento indicado para você, mas existem algumas ações que podem auxiliar no alívio dos sintomas:

  • Mantenha o corpo bem hidratado;
  • Utilize uma mistura de água quente, sal e vinagre para aliviar dores de garganta, ou ainda pastilhas e sprays analgésicos com consentimento médico;
  • Faça o uso de analgésicos, antialérgicos, antivirais e antitérmicos indicados por seu médico;
  • Reserve tempo para uma boa noite de sono;
  • Pratique atividades físicas leves;
  • Faça o uso de complementos alimentares, como Vitamina C e minerais;
  • Mantenha o nariz bem limpo e hidratado;
  • Encobrir nariz e boca com um lenço ao espirrar ou tossir.

A Vitamina C na prevenção e tratamento da gripe e resfriado

Conforme estudado por Linus Paulling, duas vezes vencedor do prêmio Nobel, a Vitamina C pode ser utilizada como um excelente remédio em quase todas as situações e enfermidades.

A Vitamina C é conhecida por sua função antioxidante e principalmente por aumentar a imunidade do organismo, potencializando a absorção de ferro, fator de maior interesse para o tratamento e prevenção da gripe e resfriado. Recomenda-se o consumo de 75mg a 90mg da vitamina diariamente.

Gostou do artigo? Saiba mais com nosso Ebook “Como aumentar a Imunidade”

Conheça ainda a Vitamina C + Minerais, e se previna da gripe e do resfriado!

imunidade

 

Categorias: Imunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *