As articulações do corpo humano necessitam de cuidados preventivos e curativos em diversas circunstâncias da vida. Elas podem sofrer desgaste por excesso de uso, provocando estresse em ligamentos e tendões, ou podem ter sua funcionalidade reduzida por falta de uso; podem se desgastar com a idade ou por falta de determinados nutrientes e ainda inflamar. Dores nas articulações chegam a ser insuportáveis em casos mais graves, obrigando o paciente a recorrer a remédios muito fortes para poder controlá-las.

Mas antes de sofrer por dores nas articulações, algumas providências podem ser tomadas. Além de suplementos e remédios naturais, alguns produtos naturais podem ser consumidos, sem nenhum efeito colateral. Eles podem ajudar na recuperação e no bom funcionamento das articulações, renovando os tecidos de conectividade, estimulando a produção de colágeno, fortalecendo ligamentos, tendões e cartilagem.

7 Alimentos que previnem dores nas articulações

1. Frutas Cítricas – Para estimular a produção do colágeno, que auxilia na diminuição das dores nas articulações, é preciso aumentar a ingestão de alimentos que contenham vitamina C, que trabalha na síntese do colágeno. Entre esses alimentos estão as frutas como caju, acerola, abacaxi, limão, kiwi, pêssego e morango. O abacaxi fresco contém bromelina, enzima que contribui para a redução dos processos inflamatórios. É importante que todas as frutas sejam consumidas frescas pois, uma vez em conserva, perdem suas propriedades e podem apresentar produtos químicos, como conservantes, nocivos à saúde. 

2. Proteínas Magras – As principais fontes do colágeno, essencial para o bom funcionamento das articulações, são as proteínas de origem animal, tais como carne vermelha, frango, peixes e ovos. A recomendação de consumo diário para adultos é de aproximadamente 0,8 grama de proteína a cada quilo de peso corporal.

3. Vegetais verde escuro – Outros alimentos que devem estar presentes com frequência na dieta de quem quer fugir de dores nas articulações são as folhas de coloração verde escura, pois estimulam a produção do colágeno pelo organismo. Consuma saladas diversas todos os dias; além de todos os benefícios que conhecemos, ainda mantém suas articulações firmes e fortes. Suco de couve com suco de laranja é uma fórmula mágica, pode apostar! 

4. Nozes, Amêndoas e Castanhas – Para realizar a síntese do colágeno, o organismo precisa também da vitamina E, selênio e zinco. Esses elementos são encontrados nas oleaginosas para cumprir essa função tão importante. Por isso, consuma diariamente avelãs, castanhas e amêndoas nos lanches entre as refeições 

5. Leguminosas – Apesar de não serem fontes diretas de colágeno, os vegetais são fontes de proteínas que colaboram para a formação dessa substância no organismo. Para uma dieta a favor das articulações, inclua na sua dieta grãos como a soja, feijão, grão de bico e lentilha, entre outros, principalmente se não consome carne todos os dias.

6. Linhaça – É um alimento que pode ser consumido em sementes, ou triturada como farinha. É um santo remédio natural, que pode ser utilizado para combater dores nas articulações, devido ao alto teor de ácidos ômega 3, altamente benéficos para o organismo em geral.

7. Suco de amora – Pode ajudar a aliviar a dor nas articulações. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias naturais, é utilizada desde a antiguidade para melhorar o movimento das articulações. 

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3 Suplementos importantes

1. Colágeno – Pode ser adquirido em forma de suplemento nutricional, em cápsulas ou em pó, encontrados em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, e não possui contraindicações. 

2. Vitamina C – Age em sinergia com a glucosamina, auxiliando o organismo a produzir e estabilizar colágeno nos tecidos de conectividade. Além disso, a Vitamina C também ajuda no combate à gripes e resfriados, e reduz dores musculares após a prática de atividade física.

3. Glucosamina – A glucosamina já demonstrou sua capacidade em manter as articulações resistentes e saudáveis por meio da lubrificação e restauração dos tecidos de conectividade. Ela tem ação potencializada quando usada em conjunto com a vitamina C.

5 Plantas Medicinais consagradas

1. Gengibre – Pode ser consumido diariamente em forma de chá. É muito eficaz para as dores nas articulações, visto que é um anti-inflamatório natural, com uma forte ação analgésica e, além disso, melhora a circulação sanguínea, devido à presença de gingeróis, compostos responsáveis pela redução drástica de substâncias que levam à inflamações.

O gengibre é utilizado desde os tempos antigos, e também é conhecido por suas propriedades digestivas, entre dezenas propriedades conhecidas.

2. Garra do Diabo – É uma erva original da África do Sul, muito utilizada na Europa contra dores nas articulações e dor nas costas. Um estudo duplo-cego acompanhou 89 pessoas com artrite reumatoide por dois meses. O grupo que tomou “garra do diabo” mostrou uma significativa diminuição da dor e apresentou melhora na capacidade de fazer movimentos. Outro estudo duplo-cego com 50 pessoas, portadoras de diversos tipos de artrite mostrou que o uso de “garra do diabo” durante 10 dias aliviou as dores significativamente. Em se tratar de ação anti-inflamatória, essa planta foi indicada para casos de artrite, artrose, reumatismo, bursite, epicondilite, e tendinite, e é consagrada pelo uso popular para a redução do ácido úrico.

3. Semente de Sucupira branca – Diversos relatos e estudos (UNICAMP) tem comprovado os benefícios da semente de sucupira branca nos problemas de articulações e ósseos em geral. Essa planta medicinal pode ser consumida depois de macerada e bem fervida em água ou em extrato hidroalcoólico. Algumas farmácias de manipulação já produzem extratos.

4. Unha de Gato – Essa planta medicinal é muito popular no Peru e está se popularizando também na Europa e no Brasil. Contribui para a redução das dores nas articulações, cancro, asmas, úlcera, gastrite e articulações.

5. Urtiga  – As substâncias presentes nas urtigas funcionam como proteção natural da planta, e são eficazes para diminuir dores nas articulações, atuando através da pele. Além disso, tem propriedades diuréticas que contribuem para a eliminação de líquidos retidos das articulações inflamadas, o que torna as infusões desta planta muito benéficas.

6. Cúrcuma  – Possui compostos chamados curcuminóides que dispõe de propriedades medicinais auxiliando na redução da inflamação no corpo, pois relaxa os músculos, ossos e articulações, além de ser um antioxidante muito eficiente e também uma excelente fonte de ferro e manganês.

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2 comentários

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